Afinal, o que é Qualidade de Vida?

Será que qualidade de vida é simplesmente ter uma vida boa?



Experimente pegar as afirmações mais comuns sobre qualidade de vida e transforme em perguntas, é possível que você se surpreenda com o resultado deste exercício.

  •   Será que qualidade de vida é simplesmente ter uma vida boa?

  •  Será que qualidade de vida é você ter um bom emprego, uma boa fonte de receita, um bom negócio?

A rotina diária dessa “qualidade de vida” seria algo semelhante a você acordar de manhã com o som do despertador, pegar um trânsito intenso, trabalhar de 8 a 16 horas por dia repleto de pressões, desafios, estresse. Pegar novamente um trânsito intenso de volta pra casa, assistir um pouquinho de televisão, ir dormir e começar tudo de novo no outro dia.

  •  Será que qualidade de vida é você ter condições de comprar um carro para poder ir trabalhar?

  •  Ou seria poder comprar e ter uma bela casa pra poder dormir quando volta do trabalho?

  •  Ou será simplesmente ter recursos pra poder se vestir, comer, pra poder ir trabalhar?  Será que isso é qualidade de vida? 

  •  Isso pode levar algumas pessoas a refletir e questionar se vivemos em um mundo realmente livre.

  •  Porque será que apenas 1% consegue se destacar da grande multidão?

Qualidade de vida muito mais do que simplesmente ter uma vida boa. Qualidade de vida  tem a ver com viver com intensidade, viver com entusiasmo, com força, com garra, com coragem. Qualidade de vida tem a ver com viver todos os momentos, é saber que vale a pena viver a vida todos os momentos.

Qualidade de vida tem a ver com viver uma vida com felicidade.  Não é viver uma vida para ser feliz no final.

O que será que a gente busca, o que será que a gente quer para ter essa qualidade de vida?

Diversas pesquisas demonstram que as pessoas querem coisas muito parecidas, e se pudesse resumir em quatro grandes categorias, as pessoas querem:

  •  Realização pessoal

  •  Realização profissional ou nos negócios

  •  Realização nos relacionamentos

  •  Auto Realização

Cada um com um nível diferenciado, mas é o que as pessoas buscam.

Realização pessoal inclui o equilíbrio emocional, disposição, saúde, bem estar, inteligência, beleza, conhecimento, enfim, é a nossa busca por  mais tempo, por descanso, por mais liberdade.

Realização profissional é a possibilidade de utilizar e desenvolver nossos talentos, e o reconhecimento disso, seja no aspecto financeiro, status ou social.   Trata-se da nossa possibilidade de crescer, de aprender, de contribuir com a sociedade. Tudo isso é natural para um ser humano, a gente quer ser especial, quer ser único, quer ser diferente.

Realização nos relacionamentos envolve a família, amigos, os círculos sociais, a nossa afetividade, pois nos relacionamentos expressamos nossos sentimentos mais nobres a atendemos uma necessidade fundamental, pois todos nós queremos é amar e ser amados.

Auto realização é a nossa busca por um sentido para tudo isso, um significado.  Todos queremos ser mais feliz, entender a vida, ter mais equilíbrio, paz e harmonia interior e nos aproximamos disso quando participamos de algo maior sem perder a individualidade,  ou seja, sendo mais genuíno, sendo você mesmo, de verdade.

Sintetizando, dentro deste contexto abstrato, dessa palavra chamada felicidade, qualidade de vida, buscamos algumas coisas que nos façam sentir esses estados essenciais.

São essências porque todo o ser humano precisa deles, é essencial para que ele viva bem.


Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo:  

Contribua... Por que valeu a pena ler este Post?


Compartilhe este post em sua mídia social preferida.