Acelerar o aprendizado agora ficou mais fácil

Entenda as 4 fases do aprendizado e mantenha-se crescendo magnificamente!


No processo de aprendizado a nossa tendência é filtrar o novo com o que a gente já conhece, ou seja, tentamos encaixar o novo dentro do que já sabemos, isso gera uma fase confusão e desgaste até aceitarmos o novo.

Todo processo de aprendizado envolve o novo, algo que você não sabe, senão é reciclagem. Neste processo vamos passar por 4 fases distintas.


1º INCOMPETÊNCIA INCONSCIENTE


É quando a pessoa não sabe que não sabe. Nesta fase estimula-se a curiosidade para gerar um estado propício para a mudança.


2º INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE


Acontece quando a pessoa toma consciência da sua incompetência naquele assunto. É uma fase de confusão, de turbulência. Algumas pessoas travam nesta fase e,  quanto mais conhecimento tem sobre algo, mais ela coloca filtros e mais se torna difícil passar por esta fase.


Uma criança aprende rápido porque tem menos filtros, ela não tem medo ou vergonha de não saber. Permita-se, seu sistema está abrindo as portas para o novo. A área de turbulência é normal, Significa que está aprendendo algo novo.


3º COMPETÊNCIA CONSCIENTE


Você percebe que já sabe que sabe. É quando cai a ficha, e a pessoa percebe que já sabe que sabe. O insight é o momento que cria uma nova referência e entra na zona de crescimento, mas para isso foi preciso sair da Zona de Conforto e passar pela Zona de Turbulência. Muitos fogem da turbulência retornam para a zona de conforto e com o tempo caem na Zona Morta


Pessoas de sucesso vivem de turbulência em turbulência  até que realmente flutuam. É a Zona de Expansão.


4º COMPETÊNCIA INCONSCIENTE


Acontece quando a pessoa já tem uma a atitude implementada. É a Excelência.


Os grandes realizadores se acostumam com essas etapas. Até os maiores gênios passaram pelo processo de confusão, só que os gênios se dedicaram para aprender, os outros 99% dizem que não nasceram pra isso e se conformam como estão!


CORAGEM, só com coragem se chega em algo novo.


Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo:  

Por que valeu a pena ler este Post?


Compartilhe este post em sua mídia social preferida.