Afinal, o que é Felicidade?

Um dos motivos pelos quais a felicidade é tão difícil de alcançar é que nem sabemos bem o que ela é.


Um dos motivos pelos quais a felicidade é tão difícil de alcançar é que nem sabemos bem o que ela é.

O que é felicidade?
Ciência e filosofia se unem para responder esta pergunta milenar!

Existem muitas teorias e pseudo definições sobre a felicidade, mas aqui, vamos no focar no aspecto prático, pois mais importante do que definir a felicidade é aprender como ser feliz.

O pesquisador e psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, concluiu que felicidade é na verdade a soma de três coisas diferentes que ele chama de prazer, engajamento e significado.

     • Prazer está relacionado aos estímulos sensoriais e a nossa capacidade de apreciar os bons momentos da vida, por mais simples que possam parecer. Trata-se daquela sensação de alegria e relaxamento que costuma tomar nosso corpo quando dançamos uma música boa, ouvimos uma piada engraçada, conversamos com um bom amigo, fazemos sexo ou comemos chocolate.

Um jeito fácil de reconhecer se alguém está tendo prazer é procurar em seu rosto por um sorriso e por olhos brilhantes. 

O prazer proporciona uma felicidade de curto prazo, pois dura enquanto houver o estímulo externo.

     • Engajamento é a profundidade de envolvimento entre a pessoa e sua vida, um sujeito engajado é aquele que está absorvido pelo que faz, em termos práticos é um estado de concentração, de foco. Podemos aprofundar relacionando com um grau de compromisso para viver de maneira mais ativa e responsável a sua própria vida.

     • Significado é aquela sensação de que nossa vida pertence ou participa de algo maior. Daí surge o interesse altruísta, a busca pela religião e o interesse por causas nobres.

Explico com mais detalhes e exemplos este estudo de Seligman no ebook "Os 3 Segredos  da Felicidade Duradoura", caso se interesse se inscreva em nossa lista que você vai receber em seu e-mail.


Os dois Pilares da Felicidade

Seria muito ousado dar uma definição de felicidade, já que felicidade significa coisas diferentes para pessoas diferentes.

No entanto se a  gente levar em consideração essas diferenças, e se relacionarmos todas as respostas deste grandes pensadores e filósofos a gente poderia chegar estabelecer alguns pontos de referência bastante sólidos e práticos para compreender e vivenciar essa tal felicidade.

“Felicidade é um estado essencial que nós atingimos quanto utilizamos nossos talentos na potencialidade máxima. E alcançamos realização, sucesso, plenitude quando nos permitimos expressar nossos valores mais profundos.” 

Nessa definição passamos por dois pilares fundamentais que são nossos talentos, que são únicos e individuais e outro pilar são os valores que são diferentes para cada um de nós.

Nos próximos artigos vou te ajudar a identificar seus talentos e valores.



Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo:  

Por que valeu a pena ler este Post?


Compartilhe este post em sua mídia social preferida.