Sem Harmonizar este "trio" não dá para Ser Feliz

Talentos, Valores e Crenças



A felicidade é um estado essencial, a felicidade não é nada concreto, não é o dinheiro, não é a casa, não é o seu príncipe encantado, ou sua princesa, não é nada concreto.
A felicidade é um estado essencial porque todo o ser humano precisa dele.

A Felicidade pode ter mil definições, mas como atingir é a questão.

Felicidade e Talentos

Você só atinge a felicidade quando você usa seus talentos, esse é um pilar muito forte, porque, todos nós sem exceção, temos TALENTOS.


Só que não sabemos, ou não damos atenção para eles, ou não utilizamos esses talentos na potencialidade máxima. Simplesmente ter um talento e não se desafiar-se para lapidá-lo, não se desafiar para realmente usá-lo no seu máximo não traz felicidade.


As pessoas que fazem as coisas de uma forma muito fácil, geralmente usando seus talentos, não se esforçam para lapidar isso, porque está acima da média, já que é um talento e é maior ou melhor que a grande maioria, o problema é que também não se sente feliz. Para mudar isso o segredo é:

  •  Primeiro identificar qual é o meu talento ou os meus talentos e

  •  Segundo é preciso lapidá-los, se desafiar a utilizá-los no seu máximo.


E isso não venha com aquele papo de: “É, mas no meu trabalho, ou no que eu faço na minha vida, não existe espaço para o meu talento”. Isso não acontece, em qualquer lugar, em qualquer trabalho, onde você estiver, você pode usar o seu talento de diversas formas.  É justamente ai que mora um dos segredos da felicidade.

Não é o emprego, o relacionamento, não uma casa, não uma família que te limita, é você que não se dá o direito de expressar e utilizar os seus talentos naquele contexto.

Nós vamos explorar este pilar, você vai fazer um inventário dos talentos, e isso talvez seja um grande despertar. Você pode descobrir seus talentos nos exercícios que vamos fazer aqui, mas muita vezes essas fichas vão caindo ao longo das semanas, dos meses.


O importante  é que você saiba, que se você quer felicidade, este pilar precisa ser entendido, tem que ser buscado, tem que ser lapidado.

  •  Quais são seus talentos?

  •  Será que você está utilizando na potencialidade máxima?

Felicidade e Valores

O segundo elemento que compõe a felicidade são os valores.  
  •  Quando eu pergunto o que você deseja para ser feliz?

As respostas normalmente estão relacionadas a saúde, dinheiro, um bom relacionamento, realização, poder,  segurança,  mas o que é tudo isso?

  •  Você acha que o que você quero para ser feliz é uma casa nova, ou o que  vai sentir dentro dela, o bem estar, a qualidade de vida?

  •  Você acha que o que você quer é uma pessoa para estar do seu lado, um parceiro de vida, ou o que isso vai proporcionar em termos de conexão, de amor, de troca e crescimento?

  •  Será que o que você quer é o dinheiro, ou o que o dinheiro lhe trás: segurança,  status, conforto?


Na verdade quando a gente fala em ser feliz a gente não quer nada concreto, a gente quer o que essas coisas concretas nos trazem, portanto não confundam Meios com Fins. 

Felicidade e Crenças

As crenças são uma espécie de regulamento, de regras que criamos para viver a nossa vida e muitas vezes elas impedem a gente de viver os nossos valores.


Não adianta nada eu ter um valor como liberdade se eu tenho crenças que não me autorizam viver o valor liberdade.
Por exemplo, se uma pessoa tem o Valor da liberdade e a crença de que "casamento é uma prisão".

Essa pessoa nunca conseguira experimentar a felicidade estando casada, e isso será motivo de muita frustração e infelicidade, podendo levar ao fim do relacionamento, mesmo que exista amor e afetos pela outra pessoa.

Portanto além de conhecer os nossos valores temos que conhecer as crenças que autorizam ou não a satisfação dos nossos valores.

Isso é um processo de autoconhecimento, e  muitas vezes a gente acha que sabe.


No Autoliderança Magni aplicamos exercícios, ferramentas e técnicas para ajudar você a identificar e harmonizar todos estes aspectos.


Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo:  

Por que valeu a pena ler este Post?


Compartilhe este post em sua mídia social preferida.